Fitoterapia Chinesa

Fitoterapia significa literalmente, terapia através das plantas. A Fitoterapia Chinesa é parte integrante do sistema de cura da Medicina Tradicional Chinesa, tal como a Acupunctura, a Massagem ou a Dietética.

 

Ao conjunto de plantas que constitui uma cápsula, comprimido, ou decocção chamamos fórmula.

 

As fórmulas de Fitoterapia Chinesa baseiam-se essencialmente em plantas, mas algumas preparações podem incluir minerais ou produtos de origem animal (tal como concha de ostras, por exemplo). Cada fórmula pode ter entre 2 a 16 constituintes, onde cada um desempenha uma determinada função para se alcançar o efeito terapêutico desejado.

 

A Fitoterapia tem um modo de actuar mais lento do que o tratamento químico, no entanto, não trata apenas o sintoma, vai à origem do problema. Estudos demonstram excelentes resultados com Fitoterapia em pacientes que não respondem a tratamentos farmacêuticos convencionais.

 

A Fitoterapia Chinesa pode ser administrada em simultâneo com outros tratamentos, mesmo que químicos, no entanto, prescrever uma determinada fórmula ou planta pressupõe sempre um diagnóstico prévio do paciente efectuado por um profissional credenciado.

 

Numa consulta de Medicina Chinesa, consoante o diagnóstico alcançado, é sugerido um protocolo de tratamento onde se inclui na maioria das vezes a Fitoterapia Chinesa. Estas Fórmulas têm um papel muito relevante nas patologias crónicas, nomeadamente doenças de pele, alterações hormonais, alergias, depressões e ansiedade, entre outras.