Eczema

Eczema é um termo inespecífico sinónimo de dermatite, mas é frequentemente usado para se referir a dermatite atópica, o tipo mais comum de dermatite.

Eczema ou dermatite atópica é uma inflamação crónica pruriginosa nas camadas superficiais da pele e costuma afetar indivíduos que sofrem de rinite ou de asma, bem como pessoas que têm familiares com estas doenças. É muito comum em pessoas com tendência para desenvolver alergias. Inicia-se geralmente antes dos 12 meses (em 60% dos casos) e antes dos 5 anos (em 90% dos casos).

A dermatite atópica que se desenvolve durante a infância na maioria dos casos desaparece ou diminui consideravelmente até a fase adulta. Tipicamente, piora durante os meses de inverno.

Sintomas

A doença é caracterizada por pele muito seca, muito prurido e o aparecimento de placas de eczema – irritações localizadas que consistem inicialmente em erupções avermelhadas com líquido. A fase seguinte poderá ser a descamação. O prurido intenso é uma característica fundamental e geralmente precede o aparecimento das lesões.

As lesões ocorrem principalmente na face, couro cabeludo, pescoço e dobras das pernas e braços.

 

Muitos distúrbios, como a tensão emocional, as mudanças de temperatura ou humidade, as infecções bacterianas da pele, certas partículas presentes no ar (como ácaros domésticos, bolores e pelos), alguns cosméticos e o contato com peças de vestuário irritativas (especialmente as peças de lã), podem piorar a dermatite atópica.

 

As terapias naturais beneficiam este tipo de patologia, e muitas vezes evitam mais tarde outro tipo de recidivas ou até mesmo o desenvolvimento de alergias. Para tal será sempre efectuada uma consulta inicial de diagnóstico que visa perceber a origem do problema e assim estabelecer um protocolo terapêutico.

Saúde Integrada

Eczema